Skip to content
ijusc-banner-jung

Nossa história

   Iniciamos o movimento Junguiano no Estado de Santa Catarina de modo informal, com pequenos núcleos de grupos de estudos e alguns eventos. Contudo, a intenção sempre foi ampliar, o que no início era apenas o esforço isolado de algumas pessoas se tornou, com o passar do tempo, o Centro de Estudos e Pesquisas Junguiano de Santa Catarina (CEPJSC). Fundado em fevereiro de 2015, o Centro teve como o objetivo principal a divulgação do pensamento Junguiano através de atividades científicas e culturais realizadas nas cidades de Florianópolis, Joinville e Criciúma.

     Além dos Grupos de Estudos, Seminários e Palestras oferecidos periodicamente pelo CEPJSC, há em Santa Catarina dois cursos de Pós Graduação, Lato Sensu em Psicologia Analítica: em Florianópolis pela UniSociesc, coordenado pelas analistas Amélia O. Junkes e Marisa Klokner e Joinville pela Univille, coordenado pela analista Pricilla Buzzachera. De acordo com o site Educa Brasil, o Estado de Santa Catarina conta com 17 Instituições de Ensino que oferecem o curso superior de Psicologia, embora muitos outros cursos estão em processo de viabilização pelo Ministério da Educação – MEC. Na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), a Psicologia Analítica está inserida no plano de ensino do curso de Graduação ministrada pela analista Anita Oliveira Mussi. Nesta mesma Universidade formou-se A Liga Acadêmica de Psicologia Analítica.

   Afora da realidade acadêmica, tem-se uma extensa rede de pessoas, alunos e profissionais, em processo de análise e supervisão clínica, que compõe o movimento Junguiano no Estado. Ademais, sabe-se que a diversidade do pensamento Junguiano atrai, cada vez mais, pessoas interessadas em dialogar sobre as questões emergentes da pós–modernidade, justificando a importância da ampliação do espaço da Psicologia Analítica através de um Instituto reconhecido em Santa Catarina.

   Considerando o interesse e demanda de pessoas interessadas pelos estudos e as pesquisas nesta área do conhecimento, foi solicitado em Assembleia Geral, realizada em novembro de 2018, ao Presidente da Associação Junguiana do Brasil (AJB), e demais membros presentes, a abertura do Instituto Junguiano de Santa Catarina (IJUSC). Sendo aprovado por unanimidade demos continuidade ao Centro de Estudos e Pesquisas Junguiano de Santa Catarina (CEPJSC), agora como Instituto Junguiano de Santa Catarina (IJUSC), com sede na capital Florianópolis, de acordo com as normas vigentes no estatuto da Associação Junguiana do Brasil (AJB).

   O Instituto Junguiano de Santa Catariana (IJUSC) é o nono Instituto filiado a Associação Junguiana do Brasil. A AJB é uma entidade sem fins lucrativos, tem por objetivos promover e aperfeiçoar conhecimento técnico e prático, além de  aprimorar a ética de seus alunos e profissionais no exercício de sua profissão, divulgar o pensamento de C. G. Jung através de congressos e encontros científicos, disponibilizar discussões teóricas pertinentes a Psicologia Analítica por meio de publicações em livros e revistas, desenvolver linhas de pesquisas em seus diversos campos de aplicação, organizar eventos destinados ao público em geral através de simpósios, jornadas, palestras, grupos de estudos, cursos introdutórios ao tema Junguiano, entre outros eventos organizados pelos Institutos filiados.

   A Associação Junguiana do Brasil é filiada à Internacional Association for Analytical Pycology – IAAP, fundada em Zurique (Suíça) em 1955, mundialmente conhecida através de suas Associações, atualmente em 32 países.

   Fazem parte da Associação Junguiana do Brasil (AJB): Instituto de Psicologia Analítica da Bahia (IPABAHIA); Instituto Junguiano de Brasília (IJBSB); Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC); Instituto C. G. Jung de Minas Gerais; Instituto Junguiano do Paraná (IJPR); Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul (IJRS); Instituto Junguiano do Rio de Janeiro; Instituto Junguiano de Santa Catarina (IJUSC); Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP).

   Acesse: www.ajb.org.br para ter mais informações sobre a Associação Junguiana do Brasil, IAAP e demais Institutos.

 

 

Membros fundadoras:

Marisa Rodrigues Gomes Klokner 
Amélia de Oliveira Junkes 
Anita Oliveira Mussi  
Pricilla Buzzachera